Benefícios do tomate seco

Para quem é vegetariano e fica sem opção de uma coisa gostosa e com sabor para servir de acompanhamento nos pratos, pode se valer do tomate seco, que além de gostoso é super saudável. Apesar de ser desidratado em altas temperaturas, o tomate seco, mantém as propriedades do tomate e continua fazendo bem a saúde, além de ter um sabor mais realçado e peculiar do que o tomate convencional. 

Devido a isso, o tomate seco se torna um ingrediente especial que pode servir de recheio em tortas, pizzas, sanduíches, etc., dando um sabor diferente e deixando os pratos vegetarianos ainda mais apetitosos. A pizza de tomate seco com rúcula é uma das preferidas em minha casa. Como não comemos carne, o tomate seco dá um sabor forte que combina muito com o queijo. 


Com relação aos benefícios do tomate seco, eles são diversos. O tomate convencional, crú, já possui diversas propriedades e faz muito bem à saúde. Como regra geral, os alimentos de cor vermelha trazem grandes benefícios para a nossa saúde. O Tomate é um excelente exemplo, contém um pigmento chamado licopeno que está presente no tomate maduro que lhe dá a cor vermelha. 

Este pigmento é responsável por vários benefícios, como: 

-prevenir o câncer de próstata;

melhora a saúde cardiovascular

-previne o envelhecimento, pois atua como um filtro solar que protege a pele, ajudando-a a manter-se jovem. 

O licopeno do tomate é melhor aproveitado pelo nosso corpo quando esta combinado a um óleo.  Portanto, o Tomate Seco é uma receita perfeita, deliciosa e muito saudável.

 

A desidratação em baixa temperatura mantém todas as propriedades do tomate maduro, que é rico em Vitaminas A, B, E e Ácido Fólico, além de sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. Assim como Vitamina C que ajuda no combate aos radicais livres do nosso corpo.

 

 

Veja receita abaixo:

Ingredientes:
 

– 2 quilos de tomate tipo Débora (os menores são os que dão melhor resultado)
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher de sopa de sal
– azeite
– orégano seco
– alho fatiado (de preferência desidratado)

Modo de fazer:
 

Lave os tomates. Tire os pedúnculos, corte-os ao meio e retire as sementes. Coloque-os em uma assadeira grande, com a pele voltada para baixo. Misture o sal e o açúcar. Dentro de cada um deles, ponha 1 colher de chá do tempero de sal e açúcar. Leve-os ao forno mínimo por uma hora e meia. Vire-os com a pele para cima e escorra a água da assadeira. Volte-os ao forno por mais uma hora e meia. Vire, novamente e volte ao forno por 45 minutos. Torne a virar e deixe por mais 45 minutos. Se perceber que o forno está muito quente, coloque uma coher de chá, impedindo que a porta do forno se feche para diminuir ainda mais o calor do forno. Normalmente, no tempo descrito, o tomate já está seco, mas, se precisar, vire novamente e deixe mais um pouco. Retire-os  e arranje-os em frascos, por camadas. A cada camada, derrame um fio de azeite e polvilhe orégano, ponha umas fatias de alho. Se preferir, faça sem o alho, ou só com o orégano, que é o tradicional. Feche os frascos e leve à geladeira. Dura até um mês na geladeira.

O tomate seco também pode ser encontrado para comprar em qualquer superpercado. Não é muito barato, mas vale a pena, pois fazer em casa dá muito mais trabalho do que comprar pronto. E além do mais é muito gostoso e um pouquinho na comida já dá muito sabor.


Espero que tenham gostado! Acrescentem o tomate seco na alimentação, pois além de ser saudável é uma delícia!


Abraços


9 Comments

  1. Erika Nasch 12/29/2012
  2. Cibele Lima 12/30/2012
  3. gmail 02/23/2013
  4. Cibele Lima 02/23/2013
  5. Anônimo 04/04/2013
  6. Unknown 05/19/2014
  7. Cibele Lima 05/19/2014
  8. Unknown 10/23/2014
  9. Cibele Lima 10/23/2014

Add Comment