Como fazer a escova progressiva

Hoje em dia, o tratamento da escova progressiva é um dos mais procurados no ramo dos processos em cabelos. É um serviço que desenvolve um resultado excelente, e a maioria das clientes saem satisfeitas com suas cabeleireiras quando o resultado é alcançado.

Não é um processo muito fácil e exige uma compreensão do procedimento. Normalmente há cursos específicos ou de aperfeiçoamento para que as cabeleireiras aprendam ou qualifiquem seus conhecimentos. Por isso, não tente fazer isso em casa sem um conhecimento adequado.

Primeiramente vamos entender um pouco mais sobre o que é a escova progressiva, posteriormente veremos como fazer a escova progressiva, desenvolvendo o passo a passo do processo.

Escova progressiva, que procedimento é esse?

A escova progressiva diz respeito a um tratamento capilar que tem por objetivo alisar ou reduzir o volume e o frizz dos cabelos.

É chamada assim, pois cada vez que o procedimento é refeito, o resultado apresenta resultados melhores, por isso progressiva.

Quando feito em cabelos muito cacheados e volumosos, o cabelo pode ficar com aspecto chapado, pois os cachos e o volume são totalmente retirados.

Uau! Que procedimento forte, não é mesmo? Você sabe quais os produtos utilizados, assim como os componentes químicos?

Veremos a seguir.

Em sua fórmula, o produto conta com várias substâncias que formarão uma capa protetora em volta do fio de cabelo. Isso é que proporciona o alisamento. Vale lembrar que esse alisamento é temporário, pois irá durar somente enquanto essa capa estiver encobrindo a cutícula do fio.

Uma das substâncias presente nesse processo é o formol. Produto que pode trazer danos se usado em excesso.

O vapor, enquanto o procedimento é feito, pode causar irritações nos olhos, mucosa e sistema respiratório, e a quantidade em excesso pode danificar os cabelos, assim como a saúde de pessoa que faz o tratamento. Por esse motivo, atualmente, os procedimentos estão sendo feitos com o mínimo desse produto, conforme sugerido pela Anvisa.

Se caso você fizer e não gostar no resultado, é preciso esperar um tempo para que o procedimento saia do seu cabelo, o que demora de 3 a 5 meses.
Vamos conferir como esse procedimento é feito?

Passo a passo como fazer escova progressiva

Vamos então aprender diretamente sobre qual é o passo a passo para fazer a escova progressiva de maneira correta:

  1. Primeiramente é preciso lavar o cabelo com shampoo antirresíduo ou PH normal. Se os cabelos já passaram por algum processo de alisamento, o shampoo mais adequado é o de PH normal, pois o antirresíduo pode remover os resultados da escola anterior.
  2. Logo após, enxaguar e desembaraçar os fios. Só utilize condicionador se tiver muita dificuldade de desembaraçar.
  3. O próximo passo é secar os cabelos com secador. Se caso o cabelo for muito cacheado, é aconselhável ir fazendo uma escovação lisa, para que o trabalho seja mais fácil.
  4. Posteriormente a isso, é preciso dividir o cabelo em parte. Para melhores resultados, a separação pode ser a seguinte: uma seção no topo da cabeça, uma atrás e uma de cada lado. A divisão quanto mais em linha reta for feita, melhor será no momento de aplicar os produtos no cabelo. Essa divisão pode ser feita com um pente.
  5. Próximo passo é separar o produto que irá aplicar. Para um cabelo que tenha comprimento médio, a sugerido é que use 100 ml de produto. Aplique o produto por pequenas mechas e de uma distância de um centímetro da raiz do cabelo, até as pontas.
  6. Após a aplicação, penteie o cabelo e deixe, durante meia hora, o produto agir.
  7. Secar com secador é o próximo passo. Depois disso, separe novamente o cabelo e finalize com a chapinha.
  8. Por fim, após o cabelo esfriar, lave-o novamente com shampoo e condicional. Lembre-se não utilize shampoo antirresíduo após o procedimento.

Com o passo a passo ficou fácil fazer sua escova progressiva rapidamente e não ter mais que gastar dinheiro com esse procedimento super simples.

Aproveite para criar um novo estilo ainda mais cheio de brilho e com um visual totalmente novo para o seu cabelo.

Add Comment