Decor: Descubra as vantagens de uma cozinha planejada para apartamentos pequenos

Não é difícil encontrar cozinhas tão apertadas que o simples fato de cozinhar algo ali torna-se um verdadeiro exercício de contorcionismo, além de que isso muitas vezes não nos traz paz e alegria neste ambiente tão apertado. 



É barriga espremida no fogão, cabeça batendo no armário, cotovelo atingindo cabo de panela e por aí vai. Sem falar no suplício de ter de pegar alguma coisa que cai e vai parar embaixo da geladeira. Às vezes, é necessário uma verdadeira série de manobras para conseguir empurrá-la para se recuperar o que caiu.


Até acidentes podem acontecer por causa da dificuldade de se locomover ou mesmo pela obstrução de pontos de água, eletricidade ou gás ocasionada pelos móveis ou eletrodomésticos enfiados ali de modo atravancado.


Mas existem soluções planejadas e personalizadas que podem economizar espaço e ainda trazer mais flexibilidade, comodidade e segurança durante o preparo das refeições para quem não tem uma cozinha ampla. Selecionamos a seguir as duas principais: as cozinhas modulares e as planejadas.

Cozinhas modulares

Esse tipo de cozinha é montado com base em móveis modulares, aqueles feitos pelo encaixe de módulos específicos. Aqui há grande possibilidade de utilização adequada do espaço, tendo em vista que muitos desses móveis podem ser diminuídos ou ampliados com novos módulos. E o preço é menor do que os móveis planejados, nossa próxima opção, já que as indústrias padronizam a fabricação de módulos em grande escala.

 
Cozinhas planejadas

Aqui a personalização é completa, cabendo a você a escolha da cor, tamanho, formato, material e detalhes que serão utilizados na fabricação dos móveis. Desse modo, anotando-se as medidas corretas dos espaços disponíveis na cozinha, pode-se otimizar a fabricação dos novos móveis. Veja algumas dicas na hora de optar por essa opção:

Anote as medidas dos interruptores, tomadas, saídas de encanamento e gás, janelas e portas. Pois, não basta só ter as medidas dos espaços onde os móveis serão colocados se não tiver dos pontos que precisam ficar livres, ao alcance das mãos, como esses citados. Um móvel obstruindo a saída de gás, por exemplo, traz sérios riscos para a segurança do apartamento ou casa como um todo. Ao abrir portas e janelas, a borda deles pode atingir, riscar ou até mesmo danificar um móvel planejado que tenha sido colocado perto demais ou ao alcance deles;

Veja a possibilidade de condensar vários móveis em um só, os chamados móveis multiuso ou multifuncionais. Eles são práticos e permitem economizar espaços. Dá até para acoplar eletrodomésticos neles, como micro-ondas, forno elétrico, fogão portátil, liquidificador, batedeira, frigobar entre outros.  Especificamente em armários e prateleiras, o que, além da funcionalidade, também permite guardá-los e protegê-los de quedas.

“Aumente” o tamanho da cozinha com dicas simples 

Antes de colocar os móveis novos, recomenda-se pintar a cozinha com cores bem claras para dar a sensação de que o ambiente é maior. Isso ocorre por causa da dispersão da luminosidade realizada por essas cores. O uso de espelhos também colabora nesse sentido, já que expandem a imagem da cozinha. Se você também quiser outras dicas de decoração para ambientes pequenos, veja este artigo.

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos e até à próxima!

Fonte imagens: google

http://www.facebook.com/belezait
http://www.instagram.com/belezait

10 Comments

  1. Nani 03/15/2016
  2. Suzi Gomes 03/15/2016
  3. Unknown 03/15/2016
  4. Garota 03/15/2016
  5. Paula Juliana 03/16/2016
  6. Minda Silva 03/16/2016
  7. Taths Rodrigues 03/16/2016
  8. sadhia 03/16/2016
  9. Rafael Mourão 03/17/2016
  10. Unknown 03/18/2016

Add Comment