Quantas xícaras de Café por dia?

Saiba os limites indicados para a ingestão da cafeína presente no café e em diversos alimentos.

Começar o dia sem uma xícara de café é realmente um problema para os amantes da bebida. Isto porque café estimula as atividades do dia, e também porque depois das refeições ele cai muito bem! – uma prática que faz acelerar o metabolismo. Aliás, quem gosta de café não escolhe muito a hora para bebê-lo. Café é bom em qualquer momento do dia! Agora, será que café, em exagero, faz bem para a saúde ou será que precisa ser na medida? Ou seja, quantas xícaras de café por dia?

Quantas xícaras de café por dia?

Na verdade, a questão não é a quantidade de xícaras, mas sim as condições em torno da bebida pronta. Especialistas afirmam que diversos fatores influenciam na quantidade de cafeína ingerida. Entre elas, as condições de produção, o método utilizado para a fabricação, o tempo de duração em que o grão foi torrado, o tipo de grão e, claro, a quantidade de café para preparar a bebida.

Cafeína em excesso

E você pensa que ingere a cafeína, principal propriedade do café, apenas quando toma essa bebida? Pois saiba que a cafeína também está presente em outros alimentos que consumimos no dia a dia. Por exemplo, tem cafeína no chá, nos refrigerantes, no chocolate.

A cafeína estimula a prática de exercícios e acelera o metabolismo. Por isso, esse é o motivo de a substância fazer parte da receita de diversos suplementos e energéticos. E a indústria farmacêutica também utiliza cafeína em muitos medicamentos.

Cafeína sob medida

A cafeína reage de forma diferente nas pessoas. Médicos explicam que algumas pessoas não podem ingerir café ou alimentos que contêm cafeína, pois são sensíveis às suas propriedades. Portanto, se não se sentir bem ao ingerir a bebida, é recomendado procurar um especialista para avaliar o seu caso e regular a quantidade exata de consumo de cafeína por dia.

Café, benefícios para saúde

Diante de tantas variáveis, não existe ainda um limite certo de café por dia. O que se sabe, até agora, é que a bebida traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles, estimula o sistema nervoso central, acelera o metabolismo, ajuda na perda de peso, é termogênico e ajuda na eliminação de líquidos e toxinas pelo corpo. Estudos ainda apontam que o café ajuda a reduzir o risco de doenças, como câncer de mama e de útero.

Café – contraindicação

A cafeína, no entanto, deve ser de uso moderado, em pessoas que possuem alguns problemas de saúde. A substância possui uma propriedade que é capaz de acelerar os batimentos cardíacos, por isso, para os hipertensos não são recomendados café ou alimentos com cafeína.

Mulheres grávidas também devem evitar consumir essa substância em excesso, pois pode afetar no peso do feto e ainda causar aborto. Nesse caso, a dose diária é de 200 mg de cafeína, ou 2 xícaras de café.

Café com moderação

Os médicos afirmam que o café deve ser ingerido com moderação. Mas essa é uma análise que deve ser feita por todas as pessoas, já que cada corpo reage de uma forma diferente.

Quantas xícaras de café por dia?

Até cinco xícaras, essa é a medida indicada, em geral, pelos médicos. Ou seja, 400 mg de cafeína é o suficiente. No entanto, não há pesquisas para comprovar o uso de uma certa quantidade para indivíduos saudáveis. Conheça o seu limite!

Opine!

E você, quantas xícaras de café costuma ingerir por dia? Acredita que há um limite para o consumo dessa bebida?

Compartilhe a sua opinião com relação à ingestão da bebida aqui no blog. Deixe o seu comentário!

Continue acompanhando o site e saiba mais sobre qualidade de vida, saúde e felicidade em seu dia a dia.

Gostou? Então, curta a nossa página no Facebook!

http://www.facebook.com/belezait
http://www.instagram.com/belezait

13 Comments

  1. Lucimar da Silva Moreira 01/28/2016
  2. Minda Silva 01/28/2016
  3. Ana Laura 01/28/2016
  4. Unknown 01/29/2016
  5. Joana D'arc 01/29/2016
  6. Menina Risonha 01/29/2016
  7. Unknown 01/29/2016
  8. Érika Monteiro 01/29/2016
  9. Unknown 01/29/2016
  10. Rafael Mourão 01/29/2016
  11. Andrea Jesus 01/30/2016
  12. Olivia Quartieri 01/30/2016
  13. Unknown 01/31/2016

Add Comment