Salada energética (Vegan)

Vou postar hoje uma salada para quem está querendo fazer dieta. Eu estou na luta! rs. 

É energética porque possui castanha do pará, castanha de cajú e espinafre. As castanhas por serem oleaginosas fornecem um tipo de gordura que é boa para a saúde, trazem saciedade e aceleram o metabolismo. São indicadas para quem está querendo emagrecer. Abaixo seguem mais benefícios dos principais ingredientes:

  • Castanha do Pará

A Castanha do Pará é um alimento que faz parte do grupo das oleaginosas e, portanto, possui grande quantidade de gorduras, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes. Nos últimos anos a ciência tem ainda descoberto cada vez mais benefícios que ela pode trazer para a saúde das pessoas.

Para quem está em dieta, por exemplo, não precisa se preocupar com a gordura encontrada na castanha já que ela é composta principalmente de gordura mono-insaturada e poli-insaturada, que não fazem mal ao organismo e são gorduras que ajudam o corpo a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) mantendo/aumentando o HDL (colesterol bom).

Além disso temos um mineral encontrado na Castanha do Pará que merece destaque por estar presente em grande quantidade e por seus benefícios, estamos falando do Selênio. Entre as qualidades dele está a proteção contra os radicais livres no organismo, a melhora no sistema imunológico e benefícios para o sistema nervoso, além do combate à doenças como Parkinson e Alzheimer.

Há ainda algumas pesquisas mais recentes que indicam que o selênio ajudaria também na redução do risco de câncer de próstata.

  • Castanha de Cajú

Assim como a maioria das oleaginosas, a castanha de caju é rica em vitamina E, um antioxidante que previne o envelhecimento precoce. Ela também possui potássio e fósforo, o potássio regula os batimentos cardíacos, previne as cãibras e regula a quantidade de água no corpo, já o fósforo, fortalece os ossos, melhora a memória e evita a fadiga.

Se consumida com moderação, a castanha pode controlar o nervosismo, a depressão e a fraqueza, pois é rica em magnésio. Também contribui para a saúde dos músculos, melhora a digestão e regula o nível de colesterol no sangue, pela boa quantidade de gorduras polinsaturadas. São as famosas gorduras do bem, que também diminuem a formação de coágulos no sangue e protegem o coração.

  • Espinafre

Rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e com alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, a verdura ajuda na formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.
O espinafre ainda age na conservação da pele, na proteção do aparelho digestivo e, principalmente, na saúde sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro. Segundo um estudo realizado no ano passado, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes, alguns alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate ajudam a eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.
O espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição.
 

  • Ingredientes:

1 tomate sem semente;

1 cenoura grande picada;

1 batata grande picada;

1/2 chuchu picado;

1 maço de espinafre;

6 castanhas do pará;

6 castanhas de cajú;

azeite e sal a gosto;

azeitonas sem caroço.

  • Modo de preparo:

Lave todos os legumes e verduras. Tire a semente do tomate, corte em cubinhos e reserve. Corte a azeitona também em pedaços pequenos. Corte as folhas de espinafre bem picadinhas (coloque a quantidade que desejar). Pegue as castanhas e coloque em um socador de alho ou pilão e triture bem. Os legumes, batata, cenoura e chuchu, corte em cubinhos pequenos e leve para cozinhar no vapor até ficarem macios, mas não muito moles. Depois de cozidos, lave com água fria para dar um choque térmico e parar o cozimento. Coloque um pouco na geladeira para esfriar. Depois pegue todos os ingredientes e misture em um recipiente. Tempere com sal e azeite à gosto.

2 Comments

  1. Erika Nasch 11/22/2012
  2. Cibele Lima 11/22/2012

Add Comment