Unhas: Tratamento para reduzir as cutículas

Oi gente!

Estou em um processo de tentar reduzir as minhas cutículas, sem precisar mais tirar. É um processo gradual e que depende de muita paciência, disciplina e força de vontade! Mas vale muito a pena.  Todas nós mulheres, sabemos como é bom ter as unhas sempre bonitas, impecáveis, não é mesmo? Mas tirar as cutículas, muitas vezes se torna um vício que não conseguirmos nos livrar…fica muito bonito quando fazemos as unhas…nos primeiros 5 dias…depois, quando vai começando a crescer, vão ficando ressecadas, se tirou um “bife” aí fica machucado, cheia de pelinhas soltas, etc…não fica mais tão bonito!

Então, por isso, resolvi parar de tirar as cutículas, mas não é tão fácil assim…

Pesquisei na internet sobre produtos e existem vários no mercado, todas nós sabemos…cera da Granado para unhas e cutículas, canetinhas que reduzem cutículas, etc…

No site Unha Bonita, da Dani Honorato, ela explica direitinho todo o processo para diminuir e tratar das cutículas. Indica vários produtos, como fazer, etc. Aprendi algumas coisas lendo as dicas dela.

Eu vou ensinar o jeito bem parecido com o dela, mas um jeito mais prático e econômico, usando coisas que você já tem em casa, produtos mais baratinhos…

Pois nem sempre achamos os produtos fácil, às vezes estamos precisando economizar e a minha intenção aqui no blog é também dar dicas de beleza para vocês gastando pouco, o que é uma forma de economia sustentável. Usar o que você já tem ou se não tem, comprar o mais barato e que pode ter o mesmo resultado.

Bom, vou mostrar para vocês primeiro, os produtos que estou usando:

Na foto vocês podem ver:

  • 1 espátula para empurrar as cutículas;
  • 1 alicate de cutículas; O alicate não vai ser para tirar as cutículas e sim para tirar aquelas pelinhas indesejadas que aparecem nos cantinhos. Só isso!!!
  • Polpa hidratante para as mãos e unhas de castanha da Natura Ekos ( tem resenha sobre esse produto aqui). A Dani Honorato indica o Vasenol para mãos e unhas, nunca usei, mas deve ser bom. Você pode usar o seu hidratante de mãos de costume. O hidratante para as mãos, servirá para você levar na bolsa, para todos os lugares, e sempre que sentir as mãos e cutículas secas, você usa e abusa!
  • 1 hidratante corporal Garnier Body extranutritivo Manteiga de Karité (isso mesmo, hidratante corporal. Quem não tem um em casa? Aí, você pode usar esse ou o que tiver em casa, desde que seja para peles secas ou extremamente secas, ou seja, um hidratante para hidratar bem mesmo. Esse eu já tinha em casa, pois ganhei de brinde. E usava para fazer as unhas. Ele é bem hidratante mesmo, bem emoliente. Esse vai servir para você fazer o tratamento em casa. Você pode comprar de qualquer marca, do jeito que falei, o mais barato que achar, mas de boa marca. Existem diversos por aí, mas tem que ser para pele seca e se for de manteiga de karité, óleo de amêndoas, melhor ainda, pois vai deixar a pele molhada por mais tempo.
  • 1 vidro de óleo de amêndoas doce que vai servir para você misturar no hidratante acima para deixar ainda mais hidratante e nutritivo para as suas unhas e cutículas;
  • Bepantol baby: aquela pomadinha de assaduras de bebê muito famosa e que serve para mil e uma coisas. Não está na foto, mas vai aparecer mais embaixo. Usar essa pomadinha à noite, para hidratação noturna das cutículas.
  • Fortalecedor de unhas 100% natural da Sal da Terra Saboaria: estou indicando esse, pois é muito bom, acabei de receber. Custa 12 reais e você pode comprar clicando aqui. Mas você pode usar o fortalecedor de costume. O fortalecedor vai deixar suas unhas mais bonitas, fortes e saudáveis. Indico esse da Sal da Terra pois tem muitos ativos nutritivos e naturais. 

Gostei desse fortalecedor, pois parece um óleo e não base. Não fica na unha como base, é tipo um remedinho mesmo para as unhas. Vale a pena. Eu recebi ele essa semana, mas já estava fazendo o processo todo antes. Faz umas 3 semanas já que estou na luta!!! rsrsrs. Inclui o fortalecedor depois.Você pode fazer o tratamento todo sem ele, indico pois gostei muito e se você está com as unhas fracas e quebradiças, é uma boa dica.


Agora, vou ensinar todo o processo:

Faça esse “ritual” todos os dias, se possível. Sempre depois do banho, de preferência, pois as mãos estarão molhadas e as cutículas mais macias. 

Aí, pegue o hidratante corporal e misture nele, dentro do pote mesmo ou se estiver muito cheio, coloque em outro recipiente com tampa, um pouco de óleo de amêndoas. Agite bem. 

Ficará um creme ainda mais hidratante, emoliente e nutritivo.

Passe em cada um das unhas e nas mãos e massageie bem as cutículas. 

Com a espátula, empurre todas as cutículas de forma cuidadosa. Se precisar, com o outro lado da espátula, tire os excessos, as sujeirinhas. Mas bem de levinho.

Com o alicate, retire as pelinhas que vierem a aparecer. Mas só as pelinhas laterais mesmo! Eu sei que você vai ficar com aquela vontade irresistível de tirar as cutículas, mas não tire!!! Seja forte! rsrs

Digo para fazer isso todos os dias, pois se não, as cutículas vão crescendo e ficando “coladas” e como temos o costume de já tirar há muito tempo, elas crescem rápido e ficam muito grandes. Então, tem que ser feito todos os dias e elas vão diminuindo aos poucos. 

O segredo é deixar as cutículas bem hidratadas. Sempre que você ver que ela estão ressecadas, feias, pega o creme para as mãos e passa em cada um dos dedos. Massageando bem. Por isso, levar o hidratante para mãos e unhas sempre na bolsa. Não é paranóia, mas se quiser que tudo corra bem, faça tudo direitinho! rsrsrs 

Se não o trabalho fica perdido.

Aí, depois que fez tudo, passou o creme, empurrou, tirou as pelinhas, lixe suas unhas como gostar, etc…aí lave as mãos e passe o hidratante com o óleo de amêndoas novamente e deixe agir algum tempo. Você vai notar a diferença logo de cara. Aí passe o fortalecedor de unhas ou base…como preferir…

E quando sair de casa, não esqueça do seu creme para as mãos, coloque na bolsa e passe sempre que precisar, como eu disse!

Bepantol: Aí, quando chegar em casa, à noite, de preferência, depois do banho, se achar que precisa, repita o mesmo processo…verifique como estão as unhas, se tem pelinhas, etc…mas cuidado para não machucar demais empurrando as cutículas…somente se achar que precisa…

Aí, pegue o bepantol e passe um poquinho em cada unha, tipo preenchendo mesmo cada cutícula. E deixe agir algum tempo. Depois massageie cada cutícula bem. E pronto. O Bepantol é um medicamento indicado para assaduras, mas ele é recomendado para diversas coisas. Para clarear e hidratar a pele do rosto, para a pele ressecada dos lábios, o líquido é indicado para os cabelos também, etc…é muito versátil e ele hidrata e nutre! Por isso é indicado e ajuda a reduzir as pelinhas e a cutícula, pois envita mesmo o ressecamento.
Digo para passar de noite, pois é mais oleoso e como você vai dormir e ficar em casa mesmo, não tem problema. Aí ele agirá a noite toda. Então massageie bem e com calma cada um dos dedos e as cutículas.

Nos outros dias, repita os mesmos procedimentos.

Como eu disse, é um ritual que requer paciência e disciplina…

Mas é muito bom fazer isso, pois suas unhas estarão sempre prontas para serem esmaltadas. Ai, quando quiser, é só passar o esmalte de sua preferência.

As unhas ficaram bonitas, saudáveis, sem precisar tirar as cutículas e ficar arrancando aqueles bifes e machucando tudo.

Obs.: esse procedimento pode ser feito com as unhas esmaltadas também, porque tem que continuar mantendo e se fizer com delicadeza, não vai estragar o esmalte.

E eu garanto, está adiantando! Olhem as fotos…como disse, estou nesse processo tem 03 (três) semanas e minhas cutículas e também as mãos estão bem mais hidratadas. As unhas estão lisinhas, sem manchas e mais resistentes. Pois o tratamento reflete também nas unhas.


Quando tiramos as cutículas, não são só elas que sofrem, as unhas também sofrem todo o trauma. Aquelas manchinhas brancas que aparecem e outros problemas, podem ser resultado também, de tanto tirar as cutículas. O que também deixa as unhas fracas e quebradiças.

E fazendo todo esse processo, suas unhas e cutículas vão ficar super saudáveis e bem cuidadas.

Faça sempre, tudo direitinho que vocês vão ver que vai dar resultado. Se achar que não consegue parar de vez, vá fazendo devagar, diminuindo aos poucos de tirar…se você afunda demais, vá diminuindo e gradativamente você vai conseguir. 

Como eu disse, uma maneira prática e super econômica, pois quase tudo você já tem em casa. Oléo de amêndoas e hidratante corporal são super baratos e você já até pode ter em casa…você com certeza já tem um hidratante para as mãos, mas se não tiver, esse da Natura é super em conta e ótimo (confira na resenha) e o Vasenol indicado pela Dani Honorato também é uma ótima dica; O bepantol também não é tão caro e rende muito e se você já tem bebê, com certeza tem em casa! Se não tiver, não custa caro e vai durar bastante tempo! E o fortalecedor, que foi um a mais, tem um preço ótimo também, 12 reais. 

Então, olha só o que você vai gastar:

Alicate e espátula: com certeza você tem em casa;

Óleo de amêndoas: em torno de 2 a 3 reais um vidrinho;

Hidrantante corporal: você já deve ter, mas se não tiver, esse que estou usando custa em torno de 7 reais;

bepantol baby: em torno de 12 reais;

Vasenol mãos e unhas indicado pela Dani:  em torno de 9 reais; Natura Ekos 23 reais. Você pode optar pelo Vasenol que é mais barato ou usar o seu de costume.

É claro que você pode comprar produtos próprios, seguir outras recomendações, usar a canetinha de diminuir cutítula, etc…mas desse jeito que eu ensinei, caso você não tenha produtos específicos, pode começar agora mesmo, com os que você já tem!

Bom, espero que tenham gostado!

E vocês, já tentaram parar de tirar as cutículas? Como fizeram? Deu certo? Gostam da ideia ou não? Gostaram das dicas? Deixem seus comentários!

Abraços,

36 Comments

  1. Lucy Viana 03/17/2013
  2. Cibele Lima 03/17/2013
  3. Rose 03/17/2013
  4. Cibele Lima 03/17/2013
  5. Dimas Bertolucci 03/17/2013
  6. Cibele Lima 03/17/2013
  7. Sonia Braslavschi 03/17/2013
  8. Cibele Lima 03/17/2013
  9. Erika Nasch 03/17/2013
  10. Cibele Lima 03/17/2013
  11. Reh Marques 03/17/2013
  12. Cibele Lima 03/17/2013
  13. Unknown 03/17/2013
  14. Unknown 03/18/2013
  15. Unknown 03/18/2013
  16. Cibele Lima 03/18/2013
  17. Cibele Lima 03/18/2013
  18. Cibele Lima 03/18/2013
  19. Viviane Roiz 03/18/2013
  20. Cibele Lima 03/18/2013
  21. Eliana Castro 03/18/2013
  22. Vivi 03/21/2013
  23. Cibele Lima 03/21/2013
  24. Cibele Lima 03/21/2013
  25. Unknown 05/02/2013
  26. Cibele Lima 05/02/2013
  27. Sandra Gomes 07/15/2013
  28. Cibele Lima 07/15/2013
  29. Anônimo 08/09/2013
  30. Cibele Lima 08/10/2013
  31. Josi Antunes 05/31/2014
  32. Josi Antunes 05/31/2014
  33. Cibele Lima 05/31/2014
  34. Amanda Fonseca 10/01/2014
  35. Jaque 10/13/2017
  36. Cibele Lima 10/13/2017

Add Comment